INFANTIL  
     
 
 

SEGREDOS DO FIM DO ARCO-ÍRIS

Editorial 25, 2012

P.H. Santos é um garoto que tem uma história de vida interessante para contar: um pai ausente, uma mãe que passa horas costurando uma colcha de retalhos e um avô cheio de conversas gostosas. Essas coisas P.H. Santos vai registrando no seu caderno de anotações, presente do avô, com seu jeito de ver e entender as coisas. Em meio a tudo isso, ele vai entendendo a vida através de bilhetes misteriosos, que encontra aqui e ali, como se fossem segredos guardados no fim do arco-íris.

Ilustrações Leonardo Malavezzi.

 
     
 
 

OLHOS DO MUNDO - Lendas escolhidas e recontadas

Editora Autores Associados, 2012

Neste livro você encontrará diversas lendas, de países diferentes do mundo todo. Lendas são narrativas antigas, mágicas, misteriosas, encantadoras, contadas de pai para filho, de geração em geração, preferencialmente pela via oral, pela conversa, pelo encontro. Como os povos mais antigos não conseguiam entender e nem explicar certas coisas do universo, da vida, eles utilizavam essas explicações mágicas. As lendas aqui narradas mostram vozes, lugares e cenários diferentes, conforme o povo que  criou cada lenda. Aqui estão as lendas sobre o surgimento a terra, do dia e da noite, a origem dos países, etc. Narrativas de rara beleza e sensibilidade, reescritas em parceria com dois grandes autores: Jorge Miguel Marinho e Lídia Izecson de Carvalho.

Ilustrações de Thaís Leal e Thaís Linhares.
 
     
 
 

O BICHO VAI PEGAR

Editora Cortez, 2011

O livro reúne duas dezenas de poemas em que os animais são personagens de cenas do cotidiano: a centopeia e a leitura, o tucano e sua aparência, o beija-flor desempregado, a briga da formiga com o elefante, o desabafo do sapo, o papagaio e o saldo bancário...
Para ler, ouvir, recitar, brincar e também se deliciar com as imagens da ilustradora.

Ilustrações de Elma.

 
     
 
 

FUTEBOL DA BICHARADA

Editora LEYA, 2011

O futebol é uma prática esportiva de apelo mundial. Aqui, em nosso país, o futebol encanta multidões, provoca paixões e discussões, dá prazer e nos faz acompanhar partidas pela televisão sem desgrudar da tela. Como se diz por aí, no Brasil, o futebol é uma paixão nacional.
Neste livro, uma partida entre os bichos de cá e os bichos de lá, misturados e sem lógica na formação dos times, vão disputar uma única partida. A história da partida, antes, durante e depois, é narrada, poetizada, anunciada, falada em jornal e tevê. Tem de tudo no começo, no meio e no fim dos acontecimentos dessa partida. Até o desmaio da perereca na frente da televisão. Ou o bicho estranho escolhido para apitar o jogo... ou o bicho contratado para narrar a história, metido a jornalista... Leitura de diversão garantida.

Ilustração Joãocaré.

 

 
     
 
 

A FOTOGRAFIA DO MACACO

Editora Elementar, 2009

Pois é, a mãe do macaco Reginaldo, Dona Salu, com muito custo conseguiu uma vaga para o filho na escola de macaquices. Só era preciso matriculá-lo. E lá foi ela para a secretaria da escola fazer a matrícula do filho. Lá chegando, foi informada que precisavam de fotografia do Reginaldo para matriculá-lo... Tirar uma fotografia do macaco Reginaldo, quem diria, aí a história começou...

Ilustrações de Tatiana Paiva.

 
     
 
 

A ARANHA BORDADEIRA

Editora Elementar, 2009

Uma história de sonhos. A aranha Berenice tinha um sonho, que era diferente do sonho de sua família. Ela queria... Leia a história e descubra qual o sonho da Berenice e o que queria sua família. E o mais interessante: descubram como essa história acabou, como a Berenice resolveu lutar por seu sonho. Teria dado certo?

Ilustrações de Marília Pirilo.

 
     
 
 

ENQUANTO SEU SONO NÃO VEM

Editora Moderna, 1997
Ilelis Editora, 2008

À noite, bem na hora de dormir, Chiquinho fica ouvindo estranhos barulhinhos... Parece ser barulho do cachorrinho que ele não tem... parece ser barulho de uma amiga da escola comendo batatinha crocante... parece ser o ronco do pai... e o barulhinho vai mudando de significado o tempo todo. De onde vêm esses sons tão diferentes? O que acontecerá nessa noite de pouco sono e muito barulho? Leia esta história e acompanhe a imaginação do Chiquinho... enquanto seu sono não vem.

Ilustrações da segunda edição de Kiko Garcia.

 
     
 
 

COLEÇÃO TANTAS HISTÓRIAS

TANTAS HISTÓRIAS NUMA CAIXA DE SAPATOS

Editora FTD, 1998

O que são as coisas senão as lembranças que elas provocam? No botãozinho alaranjado, a presença de Adriano. Nos gizes amarelo e azul, dona Vera e o gosto pelas cores. Na chupeta, a luta contra o medo. Na fivela, a saudade. Na foto, o grito contra a perda... Quantas histórias cabem numa caixa de sapatos?
Esta pergunta será respondida pela leitura do texto, dirigida pelas lembranças da menina Vânia, ao reencontrar-se com objetos guardados em uma caixa de sapatos.

Ilustrações de Marcos Guilherme.

Relato de trabalho com a coleção

 
     
 
 

TANTAS HISTÓRIAS NO ESCURINHO DA ESCOLA

Editora FTD, 1998

O que representa uma noite de liberdade para quem vive num mundo da imaginação e da fantasia? Sacarrolha não iria desperdiçar essa noite dormindo... Como quem não quer nada, sem medo do escurinho, resolveu aproveitar seu tempo. Não sabia, porém, que velhas fotografias falam e pedem ajuda. Nunca lhe havia passado pela cabeça que antigas heroínas preferem melancia a abóbora... Sacarrolha tinha uma certeza: viveria uma aventura inesquecível. Ele estava completamente certo! E você saberá disso, acompanhando a aventura diferente da personagem em uma noite dormida (ou acordada) na escola.

Ilustrações de Marcos Guilherme.

Relato de trabalho com a coleção

 
     
 
 

TANTAS HISTÓRIAS NO OUTRO LADO DO ESPELHO

Editora FTD, 1999

E se você fosse o Homem-Aranha, o Batman, ou outro super-herói? E se você fosse o príncipe que beija a Branca de Neve e a salva do encantamento lançado pela Bruxa Má? E se você fosse invisível? E se... você fosse tudo o que quisesse? Qualquer coisa. Pode...? Pode! Zé Francisco que o diga. Num único dia, ele foi de tudo um pouco... até descobrir uma história, uma aventura... um herói que ele podia ser melhor do que ninguém!

Ilustrações de Rogério Borges.

Relato de trabalho com a coleção

 
     
 
 

O TESOURO PERDIDO DO GIGANTE GIGANTESCO

Editora FTD, 1993

O que poderia fazer em uma praça um enorme gigante chorão? Pedindo ajuda, claro. E a ajuda que ele queria era ajudá-lo a encontrar o seu tesouro, perdido. E quando os curiosos a sua volta ouviram falar de tesouro... foram todos, interesseiros, acompanhar o gigante na esperança de que, encontrado o tesouro, poderiam ficar com um pouquinho do tesouro. E lá foram para o País-não-para-nada-no-lugar onde o gigante morava... Só que nesse país...

Bem... entre nessa históra de tesouros perdidos e encontrados, de valores pessoais e de muita confusão.

Ilustrações da edição nova de Ricardo Girotto.

Bastidores

 
     
 
 

LAMBISGOIA

Editora Nova Fronteira, 1984

Um macaco já é suficiente para incomodar muita gente. Quando, porém, reúnem-se três ao mesmo tempo, tudo pode acontecer.
Até virar uma escola de cabeça para baixo...
É, entre outras coisas, o que fazem os simpáticos heróis dessa história: Macambúzio, Sorumbática e Lambisgóia.

Ilustrações de Eva Furnari.

Bastidores