JUVENIL  
     
 
 

SETE GRITOS DE TERROR

Editora Moderna, 1994
Editora Elementar, 2011

Sete histórias de terror, de medo e de espanto...
Noites escuras, tragédias macabras, vinganças do além, sepulturas profanadas, medo da morte... do inexplicável. Eis o cenário dos sete contos que compõem este livro.
Trilhando a mesma temática que consagrou o clássico Edgard Allan Poe e o contemporâneo Stephen King, o livro traz, em grande estilo, histórias de suspense, medo e terror, ao mesmo tempo em que ronda as profundezas da alma humana.
Um livro para fazer arrepiar e alimentar a imaginação.

Ilustrações de Kipper.

 
     
 
 

QUANTO VALE UMA VIDA?

Editora Cortez, 2011

QUANTO VALE UMA VIDA? É um livro-documento, que mescla uma história do cotidiano e textos que permitem a compreensão e o enfrentamento do fenômeno bullying, uma das tragédias de nossa época. Mariana, jovem adolescente, vítima do bullying em sua escola, não consegue sozinha escapar do cerco do Bonde da Maninha, grupo de meninas que tornam sua vida um inferno. O livro expõe as bases do bullying, para que todos saibamos identificá-lo e combatê-lo, utilizando para isso uma história fictícia – mas tão parecida com tantas outras que ouvimos ou de que tomamos conhecimento.

Ilustrações de Joãocaré.

 
     
 
 

DIÁRIO DE BILOCA

Atual Editora, 1989
Editora Saraiva, 2002

"A turma é legal, mas é muita gente numa mesma sala. Parece ônibus lotado no fim do dia. Além do mais, tem um ou outro professor duríssimo de se agüentar, e cada assunto que vou te contar! Você não acredita, mas outro dia estudamos na aula de ciências um treco chamado acústica, que fala dos sons, da frequência e da velocidade dos sons... Gente, coisa de louco. Estou sempre perguntando para a minha mãe por que é que a escola não ensina coisas que a gente possa aproveitar na vida. É muito difícil estudar umas coisas que você não sabe para que servem."
No diário de Biloca, tudo é registrado: o dia-a-dia na escola, em casa, os tititis com os amigos, os namoros, as brigas, os beijos, os sonhos e assuntos mais secretos... Um diário diferente, parecido com as agendas que tudo guardam, onde tudo é colocado, recortado... como a vida.
E, acompanhando o dia-a-dia de Biloca, a gente vai se encantando com essa menina sapeca de 12 quase 13 anos, e vendo que a vida dela às vezes é muito parecida com a da gente...

Ilustrações da edição atual de Sílvia Magalhães.

Bastidores

 
     
 
 

TERRAS E SONHOS

Editora do Brasil, 2001

"Nova Esperança acordou sossegadamente naquela manhã como em tantas outras. Mas havia no ar alguma coisa diferente, estranha, indefinida ainda. Todos sentiam. O sol ainda não aparecera, o dia não havia rompido. Uma escuridão frouxa tomava conta do amanhecer da cidade. Mas algo novo pairava no ar."
Terras e sonhos aborda em uma história com toques de surrealismo a luta do homem pela posse da terra. Um assunto constante na vida desde que os homens habitaram este planeta e descobriram a importância da terra. Um texto sempre atual.

Ilustrações de Rogério Borges.

 
     
 
 

CONTOS DE AMOR NOVO

Atual Editora, 1991

Contos de Amor Novo é um livro de contos. São histórias curtas, rápidas, que reproduzem situações variadas, originais e bem-humoradas, mostrando a vida afetiva dos jovens adolescentes dos nossos dias. O tempo passa, mas os envolvimentos afetivos da moçada continuam os mesmos: descobertas, sondagens, provocações, paqueras, surpresas, a relação com o corpo, correspondências...
Sem cair no otimismo excessivo nem no pessimismo desesperador, as histórias se desenvolvem, começam e acabam, mas não se fecham, permitindo ao leitor trabalhar com elas em novas significações.

Ilustrações de Débora Camisasca.

 
     
 
 

COCHICHOS E SUSSURROS (Histórias recolhidas no cotidiano da moçada)

Atual Editora, 1990
Editora Saraiva, 2003

"Está um pouco escuro. Passa das dez horas da noite. A rua é bem iluminada, mas justamente nesse trecho em que está o muro escolhido falta um poste e a claridade no pedaço depende apenas da lua. A noite é bonita; bonita e calorenta. Eu não sinto medo: medo de escuro, nunca! Mesmo que sentisse, seria um medo diferente daquele que tenho quando penso em falar com a Verônica sobre o que sinto por ela. Aí, sim, um medão danado desce (ou sobe... sei lá!) pela minha coluna, arrepiando os cabelos e os pêlos do corpo. Ufa! Vontade brigando com o medo."Em "Pichação", é a declaração de amor; em "Fogo cruzado", a descoberta do amor; em "Metrô", o desencontro.
Nos onze contos que compõem o livro Cochichos e Sussurros, os temas se desenvolvem em torno do tema amor, revelando, em histórias leves, divertidas e comoventes, o universo do adolescente do nosso tempo.
Entra ano, sai ano... os contos continuam atuais, revelando a essência do ser jovem em qualquer época da história.

Ilustrações de Ricardo Montanari

 
     
 
 

MINHA HISTÓRIA EU MESMO FAÇO

Quinteto Editoral, 2001
Editora FTD

Minha história eu mesmo faço apresenta um personagem negro e pobre que briga junto ao escritor da história, para descobrir o seu verdadeiro papel na sociedade, lutando contra os preconceitos e a favor do amor. Um texto metalinguístico em que o universo da criação literária se mistura com os desejos das personagens, com as decisões do escritor, tudo dentro de temática relevante: descobrir-se e localizar-se na história (da ficção e da realidade).

Ilustrações de Carlos Gomes de Freitas.

 
     
 
 

A FLOR DA PELE
Uma história de amor urbano e pós-moderno

Editora Cortez, 2005

Elô Galesso escreveu para a quarta capa desse livro:
" A FLOR DA PELE – romance-relato-diário- , história que entremeia histórias que envolvem o leitor, ele também personagem importante nessa trajetória. Um diário é esquecido é o mote. Quem não gosta de saber a vida do outro? O nosso voyeurismo se aguça, espichamos os olhos e lá estamos nós, coparticipando das novelas alheias."

Escrito a quatro mãos, com a parceria de Antonio Gil Neto, A FLOR DA PELE navega por histórias cruzadas de leitores e da autora da agenda-diário, misturando conflitos, sentimentos, desejos, planos, dúvidas... Parece conosco, não!? Afinal, quem não tem a vida marcada por essas histórias-cicratizes?

Ilustrado com colagens de Antonio Gil Neto.

 
     
 
 

CARTAS MARCADAS
Uma história de amor entre iguais

Editora Cortez, 2007

Segundo livro da trilogia (que se completará com AMOR: SUBSTANTIVO PLURAL) escrita em parceria com Antonio Gil Neto. Neste texto, num relato pleno de sensibilidade, um garoto vai examinando os acontecimentos da vida a seu redor, perguntando-se com freqüência "quem, na verdade, sou eu?" Pode parecer redundância abordar este tema, pois afinal todos nós estamos sempre a nos perguntar, quem somos nós! Aqui não. A personagem Duda vive a história intensamente dentro de si, com projeções para o seu cotidiano, até que descobre um pouco de suas verdades, em final surpreendente.

Ilustrado com colagens de Antonio Gil Neto.

Bastidores