INFANTO-JUVENIL  
     
 
 

LILI PIMENTA, a dona da bola

Editora Saraiva, 2008

Lili Pimenta é uma garota especial. É, certamente, a única menina que é goleiro, opppsss, goleira de um time de meninos. Pois é isso mesmo: Lili é a goleira, a craque do time. E os meninos do time são sabedores disso e maior fã dessa garota esperta, bonita, quase uma mocinha. Mas nem tudo são flores no caminho do time dela e deles. Um dia, o professor de Educação Física abre inscrição para um campeonato de times de futsal. E eis que no regulamento... não podem se inscrever times mistos. Aí começa a confusão...
A grande discussão desse livro pode ser essa questão de papéis femininos e masculinos na sociedade. E você o que acha? Meninas não podem jogar no time dos meninos?

Ilustrações de Ricardo Montanari.
 
     
 
 

AMORECO - Pequenas histórias para meninos e meninas iniciantes nas coisas do amor

Editora Cortez, 2004

Querido leitor, querida leitora,
Quer saber um segredo? Amoreco é assim, tipo um livro apaixonante. É amor à primeira vista. Quando lemos histórias como a do Marcelo e da Ritinha, do Edu e da Juliana, parece que somos todos, para sempre, "iniciantes nas coisas do amor".
Talvez seja a sua primeira vez, leitor, leitora, talvez não. Mas basta ler cada uma das oito  histórias para viver (ou reviver) intensamente o primeiro olhar, a primeira paixão, o primeiro beijo - ah, o primeiro beijo! – a primeira traição, a primeira e difícil declaração de amor...
Aí a gente escreve um bilhetinho, e  registra no diário: "me apaixonei perdidamente!", porque este livro é apaixonante mesmo. E então, qual é a sua pequena grande história de amor?

Ilustrações de Kiko Garcia (uma deliciosa parceria entre pai, escritor, e filho ilustrador).

 
     
 
 

TREZE CONTOS

Atual Editora, 1988
Editora Saraiva, 2002

-"Engasgado foi sorteado... vai ficar com o papel de marido. Zé Dirceu... pra você sobrou o papel de empregada.
Imaginem a cara do Zé Dirceu. Nós pensamos que ele fosse estourar. Os olhos brilhando muito, a pele vermelha, o rosto e o peito estufados:
-"Isso nunca!"
No que será que vai dar isso? Será que homem pode ser mulher, ainda que seja numa peça de teatro da escola?
Esta e outras histórias contam coisas engraçadas, ou emocionantes, ou estranhas, refletindo, em textos leves e bem-humorados, as alegrias, as tristezas, as descobertas do cotidiano da meninada: o caso do revólver na escola, a menina que era goleira do time de futsal dos meninos; as revelações de um diário, a vaca que invadiu a escola, o bode Jojoba aprontando...
São mais de vinte edições e muitas tiragens.

Ilustrações da edição atual, pela Editora Saraiva, de Michelle Iaccoca.

Bastidores | Relato de trabalho com o livro

 
     
 
 

A BRUXINHA DOMITILA E O ROBÔ SUPER-TUDO

Editora Vozes, 1983
Editora do Brasil, 2004

Domitila mudou de casa, de escola e agora terá de se confrontar com as dificuldades e as desconfianças do novo lugar. De forma envolvente e divertida, vamos conhecendo o mundo dessa menina que nem é tão diferente assim de todos que estão à sua volta. Mas como mostrar que as aparências podem enganar e que as surpresas vêm de onde menos esperamos?
Um grande sucesso de leitura, Domitila encanta a meninada, por seu jeito de menina e pela relação de amizade que estabelece com os meninos.

Ilustrações da atual edição de Nathalia Sá Cavalcante.

 
     
 
 

O DRAGÃO DRAGONINO NO PAÍS DOS AVESSOS

Global Editora, 1986

Com a Rainha Louca governando o País dos Avessos, muitas coisas mudaram por causa de sua loucura. Depois de querer a lua como presente de aniversário, ela decide que o povo ficará abrindo e fechando buracos na Praça dos Absurdos, sob a guarda do Dragão Dragonino. Mas como tudo no País dos Avessos é do avesso...

Ilustrações de Paulo Tenente.

 
     
 
 

HISTÓRIAS DO PAÍS DOS AVESSOS

Global Editora, 1983

O livro conta histórias de um país onde tudo acontece às avessas: as pessoas riem quando é hora de chorar, e vice-versa. Tendo o Rei Linguão como principal personagem, o maior avesso do País dos Avessos é que o povo é quem manda no rei. Até mesmo em eleições as coisas acontecem do avesso: quem tiver o menor número de votos vence. É assim que, tendo o Rei Linguão unanimidade dos votos nas eleições, ele perde o posto para a Rainha Louca.

Ilustrações da atual edição de Luciano Tasso.

Bastidores

 
     
 

COLEÇÃO MENINOS E MENINAS

Cinco volumes publicados pela Edições Loyola ao longo das últimas décadas, com histórias curtas, pequenos contos, focando o universo cotidiano de meninas e meninos, todos ilustrados pelo ilustrador e designer André Ianni, com traço leve, delicado e cheio de detalhes enriquece maravilhosamente cada uma das obras.

 
     
 
 

MENINOS & MENINAS - Histórias, Brincadeiras e Fantasias em casa

Edições Loyola, 1980

Coletânea de histórias acontecidas em casa, na rua, na escola, com meninos e meninas. Fala da esperteza, da fantasia, da solidariedade, da traquinagem e da alegria da meninada. Aparecem Zé Vampiro e seu amigo macaquento, Alice e seu faz-de-conta, Chico Piva e sua bota de séte léguas, as incríveis trocas de Zeca Troca-Tudo, as perguntas de Ritinha Cabelo-de-fogo...

Leia uma história por dia, por aula... em casa, em classe, na sala de leitura, e escolha a sua preferida.

Ilustrações de André Ianni.

 
     
 
 

MENINOS & MENINAS - Histórias, Folias e Qüiprocós na escola

Edições Loyola, 1981

Meninos e meninas: coletânea de histórias acontecidas em casa, na rua, na escola, com meninos e meninas. Fala da esperteza, da fantasia, da solidariedade, da traquinagem e da alegria da meninada. Novamente aparecem Zé Vampiro e seu amigo macaquento, Alice e seu faz-de-conta, Chico Piva e sua bota sete léguas, as incríveis trocas de Zeca Troca-Tudo, as perguntas de Ritinha Cabelo-de-fogo...

Leia uma história por dia, por aula... em casa, em classe, na sala de leitura, e escolha a sua preferida.

Ilustrações de André Ianni.

 
     
 
 

MENINOS & MENINAS - Emoções, sentimentos e descobertas

Edições Loyola, 1992

Coletânea de histórias acontecidas em casa, na rua, na escola, com meninos e meninas. As histórias recriam situações onde os sentimentos, as emoções e as descobertas próprias da idade são ponto forte da narrativa.

Neste volume você vai saber dos problemas do Tiago e da Mariana, vai entender a razão da saudade do Vitor, vai conhecer o ponto fraco da Bia e saborear o nascimento de uma nova amizade. Em cada história uma cena da vida que pode acontecer com todos nós.

Ilustrações de André Ianni.

 
     
 
 

MENINOS & MENINAS - Traquinagens, brincadeiras e emoções na rua

Edições Loyola, 1992

Coletânea de histórias acontecidas em casa, na rua, na escola, com meninos e meninas. As histórias falam das descobertas, das amizades, das brincadeiras de turmas de amigos, da imaginação da meninada. E o cenário é a rua, espaço de liberdade da meninada. Neste volume você vai conhecer o Zé Luiz e seu vulcãozinho particular, o rei dos apelidos, os adoráveis irmãos Juca e Joca, Arturzico e seu tesouro e a turma do Balau.
Leia uma história por dia, por aula... em casa, em classe, na rua, no ônibus, na biblioteca e... divirta-se. Certamente, você vai reconhecer nas personagens das histórias alguns dos seus amigos e amigas.

Ilustrações de André Ianni.

 
     
 
 

MENINOS & MENINAS - As alegrias, os prazeres e as atrapalhações das férias

Edições Loyola, 2001

Tomando como mote o tema "férias", evento central na vida dos pré-adolescentes, aborda questões que revelam a sua alma  com sensibilidade e humor.

Com serenidade e conhecimento, as muitas transformações que caracterizam esse tempo aí estão: namoro, competição, uso do tempo, choque com o real, disciplina... elementos que fazem a trama  dos vários episódios e que farão os leitores se identificar com os personagens em sua ânsia de crescimento.

Ilustrações de André Ianni.

 
     
 
 

A LENDA DO DESAPARECIMENTO DO SOL

Edições Loyola, 1980

O livro conta a história de um grupo de meninos e meninas que se vê às voltas com o desaparecimento do sol. Embora se trate de uma situação metafórica (o desaparecimento do sol), os meninos e meninas lidam com a situação, buscando solução para o sumiço do astro-rei. E encontram uma lenda e são desafiados a realizarem quatro tarefas para que o sol volte a brilhar. Uma história interessante, com mais de trinta anos de publicação, mas que já apontava a questão ambiental tão forte nos dias de hoje.

Ilustração de Wilson Martins.