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Cidadania na Escola (2014)
SESI - Cotia - SP
Relato feito pela professora Iramaia Maria da Silva Rodrigues.
Conheci a coleção Conversa sobre cidadania na biblioteca do Sesi Cotia e senti a necessidade de trabalhar a coleção pelo fato de abordar grande diversidade de temas tais como: situações de bullying, conscientização da comunidade para problemas emergentes sobre a dengue , a escassez de água entre outros.
Tenho uma turma de 32 estudantes e como a coleção trabalha com o tema de forma abrangente , cada grupo de seis estudantes leu um dos livros da coleção. A ideia é que ocorra um rodízio dos cinco livros entre os grupos.
Após verificar que todos tinham lido o livro , realizei levantamento de conhecimentos prévios, em roda de conversa, sobre cada assunto tratado, registrando na lousa as conclusões dos estudantes em forma de texto coletivo.
Enviei bilhete aos pais sobre a importância da leitura dos livros em casa aproveitando para solicitar como lição de casa texto síntese sobre alguns capítulos lidos além da elaboração de perguntas a serem respondidas na ocasião da visita do autor a nossa escola.
Vale lembrar que trabalharei toda a coleção até meados de outubro devido a grande diversidade de conteúdo propiciando explorar diversas atividades educativas.
Percebi que a turma necessitava rever valores de afeto, respeito e amizade pois ocorriam casos de bullying em classe. Em face disso, decidi ler com mais atenção o livro que combate a violência, em roda de conversa. Foi sugerido pelos estudantes fazerem elogios um ao outro todos os dias, motivo pelo qual produziram o “Diário de Elogios”, onde após sorteio de nomes um estudante fez elogios ao outros no diário além de registrar poesias, trechos de música, adivinhas, colagem de figurinhas dos jogadores da copa do mundo, adesivos, etc.
Foi destinado um período e uma data para a entrega do “Diário de Elogios” onde os estudantes embrulharam e presentearam o colega.
Todos puderam ler seu diário, mostrar uns aos outros e dessa forma melhorar as relações entre os pares.
Em relação ao livro sobre consumismo, os estudantes demonstraram interesse na mesada motivo pelo qual sugeri que fizessem pesquisa sobre produtos e itens de consumo do universo infantil. Solicitei que trouxessem dinheirinho fictício para trabalharmos em aula.
De posse do resultado dessa pesquisa, realizei com os estudantes um pequeno comércio com embalagens de produtos em classe para que simulassem a compra de um produto.
Na sequência trabalhei com a oralidade em debates e atividades escritas levando-os a refletirem sobre quais produtos e gastos em geral foram de fato necessário.
Ainda como forma de aprofundar o tema mesada e consumismo, os estudantes fizeram atividades escritas analisando o valor inicial, qual foi o gasto mensal no shopping de variedades, o valor restante entre outros.
Em relação ao livro “Conversa de muita gente”, após leitura e roda de conversa, questionei os estudantes quanto às situações vivenciadas no nosso cotidiano que requeriam muito diálogo para a busca de soluções.
A rede Sesi ao trabalhar com a disciplina de Ciências Naturais no 5º ano, prevê a elaboração de questionamentos, comparação de diferentes pontos de vista sobre um mesmo acontecimento, fato ou temática por parte dos estudantes, motivo pelo qual elaborei o projeto “Todos contra a dengue”.
Visto que a dengue tornou-se um problema social, trabalhei o tema em rodas de conversa, pesquisas, entrevistas com a comunidade como forma de mapear conhecimentos das pessoas quanto a doença, produção de texto em forma de relato pessoal etc.
Em relação à entrevista feita à comunidade sobre a dengue, as perguntas foram elaboradas pelos estudantes e o resultado tabulado com a construção de um gráfico sobre o conhecimento do mosquito e da doença em geral.
Como uma estudante havia contraído dengue e estava afastada da escola, os estudantes colocaram esse assunto para discussão buscando, as causas e soluções.
Durante as pesquisas realizadas em revistas, Internet, livros entre outros, os estudantes degustaram o soro caseiro, confeccionaram um folder sobre a profilaxia da doença, além de discutir sobre as dificuldades da vigilância sanitária em informar a população sobre o perigo eminente do mosquito e as formas de combate.
Durante as pesquisas feitas pelos estudantes surgiu a oportunidade de leitura da revista “Mais Conteúdo” que circula pela cidade de Cotia e que no mês de maio abordava uma matéria sobre o problema da dengue e as dificuldades apresentadas pela vigilância sanitária em combater a doença. Nesse momento a turma do 5º ano decidiu que seriam companheiros nessa jornada distribuindo os folders confeccionados.
No dia e hora marcado a turma vestiu-se como verdadeiros ninjas combatendo o terrível mosquito informando a comunidade com cartazes em mãos, folders, cantando as paródias elaboradas em classe pelas ruas, condomínios e casas do entorno da escola.
Vale lembrar que entrei em contato com a redação da revista Mais Conteúdo divulgando meu projeto que foi publicado na edição de julho/agosto de 2014.
Ao longo do trabalho desenvolvido percebi grande mobilização dos estudantes em relação a confecção do folder com desenhos e frases de combate ao mosquito, elaboração de paródias sobre a dengue, distribuição do folder para a comunidade do entorno da escola, emoção e alegria ao receber o diário de elogios do colega, sugestões dos próprios estudantes sobre poupar dinheiro em um cofrinho, interesse e participação de todos na montagem do shopping de variedades em classe com o uso do dinheirinho etc.
A coleção “Conversas sobre cidadania” propicia um vasto trabalho interdisciplinar com atividades contextualizadas, motivo pelo qual pretendo continuar com mais atividades e iniciar um projeto sobre a falta de água.
Os livros da coleção foram lidos individualmente pelos estudantes, lidos e debatidos em grupo na aula, rodas de leitura sob minha mediação, bem como, em casa com a participação dos familiares.
Enviei aos pais questionário para expressarem o que acharam do livro lido, que participação poderão ter no ambiente escolar de forma a tornar essa leitura significativa no tocante às relações interpessoais, melhora do ambiente físico em relação aos cuidados com o mobiliário escolar etc.
Nesse momento vale lembrar a citação do grande educador Paulo Freire quando disse ”Quando o homem compreende a sua realidade, pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções. Assim pode transformá-la e o seu trabalho pode criar um mundo próprio”.
Recomendo a leitura e trabalho dessa coleção aos educadores e pais em geral pois além de enriquecer a prática docente, leva o educador a uma reflexão sobre a realidade do estudante fazendo do mesmo agente transformador na construção de uma sociedade onde todos são valorizados. |
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